Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20457
Título: Novos olhares, novos saberes: ressignificando a representação do negro no fazer pedagógico da escola Maria Cândida de Oliveira
Autor(es): Sousa, Hérica Francis Alves de
Palavras-chave: Mudanças
Representação
Práticas pedagógicas
Data do documento: 17-Jun-2011
Resumo: O Brasil é reconhecido por ser um país que apresenta um povo diverso, resultado de uma mistura entre brancos, negros e índios. Mistura esta que resultou em uma incorporação de culturas e representações que estão presentes em nossa sociedade. Porém, essa realidade tentou ser encoberta por aqueles que queriam fazer do Brasil uma extensão do mundo europeu e isto pode ser constado quando nos voltamos para a historiografia brasileira. Entendendo a educação como meio de transmissão de conhecimentos sobre nossa cultura, a escola apresenta-se como importante espaço para contemplar discussões que levem a múltiplos olhares sobre nossa realidade. Mesmo com as mudanças no âmbito da História, que culminaram com a elaboração da lei 10.639/03 tornando obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos currículos das escolas do país, as efetivas mudanças nas salas de aula ainda são poucas e isoladas. Pensando na importância que o ensino multi(pluri)cultural pode proporcionar, volto-me ao Ensino Básico; onde se tem as bases para o convívio em sociedade, com o exemplo da Escola Maria Cândida de Oliveira, onde a professora Sandreylza Pereira Medeiros insere práticas pedagógicas que incluem as propostas feitas pela lei.
Descrição: SOUSA, H. F. A. de. Novos olhares, novos saberes: ressignificando a representação do negro no fazer pedagógico na escola Maria Cândida de Oliveira. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20457
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - HERICA FRANCIS ALVES DE SOUSA.pdf832.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.