Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2045
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Renata Luzia da-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:34:02Z-
dc.date.available2013-09-20T12:34:02Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 790.192 2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2045-
dc.descriptionSilva, R. L. da. Jogos e brincadeiras: uma experiência de motivação, criatividade e aprendizagem nas salas de Educação Infantil. 2011. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo geral analisar os Jogos e as Brincadeiras como espaços de motivação, criatividade e aprendizagem nas salas infantis da Escola Pe. Abdias Leal na Rede Municipal de Alagoa Nova – PB. Os jogos e brincadeiras são recursos e momentos que propiciam às crianças investigação e construção do conhecimento, tanto de si mesmas quanto do ambiente em que estão inseridas. Partindo da importância desses ambientes lúdicos que são as salas infantis, esta pesquisa de abordagem qualitativa buscou identificar o papel do professor como co-ator das brincadeiras junto às crianças no cotidiano da referida escola; interagir com as crianças e propiciar momentos e espaços para que elas utilizem os jogos e brincadeiras como objetivos específicos. O referencial teórico que fundamentou o trabalho, bem como as análises e resultados, foram baseados nos pressupostos teóricos Rousseau (1722-1778), Froebel (1782-1852), Wallon (1879-1962), Piaget (1896- 1980), Vygotsky (1896-1934) entre outros, os quais proporcionaram uma visão geral sobre a Educação Infantil e a importância de uma prática lúdica para o desenvolvimento pessoal, social e cultural da criança pequena. Os dados referentes a esta pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico foram através de um questionário às referidas professoras sobre a temática focalizada, cujo resultado refletiu sobre a importância destes se apropriarem do conhecimento e compreensão das modalidades que os Jogos e Brincadeiras têm seus significados e representações no imaginário da criança em seu dia a dia, contribuindo para uma nova visão das práticas relacionadas com a referida temática, constando de vivências livres, prazerosas, expressivas e criativas entre as crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Lourdes Cirne Dinizpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAtividades Recreativaspt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectMétodo de Ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras: uma experiência de motivação, criatividade e aprendizagem nas salas de Educação Infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Luzia da Silva.pdfRenata Luzia da Silva3.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.