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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20465
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Freitas, Joberta Dias | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T20:59:45Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03T20:59:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20465 | - |
dc.description | FREITAS, J. D. Educação patrimonial no Museu de Arte Popular da Paraíba: memória e identidade no ensino da cultura paraibana. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta a importância da valorização da cultura popular como elemento de desenvolvimento social. Para tanto, utiliza-se da metodologia da Educação Patrimonial, exercida no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), para problematizar o MAPP como lugar de memória, cultura e patrimônio que forma identidade na perspectiva da educação patrimonial. Os objetivos específicos residem em: discutir o museu como espaço educativo por intermédio da memória e o patrimônio; analisar a proposta da educação patrimonial na perspectiva do MAPP; abordar a trajetória histórica do MAPP e a relevância dessa instituição para a cidade de Campina Grande. Para tal relação, o estudo se baseia na pesquisa exploratória bibliográfica, de cunho participante, e é subsidiado por teóricos que tratam das seguintes temáticas: Cultura (CUCHE, 1999); Memória (HALBWACHS, 1990); Identidade (HALL, 1997); (NORA, 1993); Patrimônio (PELEGRINI; FUNARI, 2006) e Educação Patrimonial (HORTA, 1999). Entre outras temáticas, também articulamos os conceitos de cultura, memória, identidade e patrimônio, e discutimos a relação da Educação Patrimonial com o Museu. O interesse no tema surgiu a partir de um estágio em monitoria, promovido pelo núcleo de estudos do curso de Comunicação Social e a Pró-reitora de Cultura da UEPB. Pôde-se constatar a relevância do MAPP para a sociedade campinense, como campo de estudo da educação patrimonial, pois é nesse espaço educativo que a educação patrimonial desenvolve criatividade, o pensamento crítico, a valorização da cultura e a formação da identidade por meio dos patrimônios culturais. Percebeu-se, ainda, que o desenvolvimento social é fruto da ação transformadora que acontece nos indivíduos envolvidos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.title | Educação patrimonial no Museu de Arte Popular da Paraíba: memória e identidade no ensino da cultura paraibana | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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