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dc.contributor.authorFreitas, Joberta Dias-
dc.date.accessioned2019-09-03T20:59:45Z-
dc.date.available2019-09-03T20:59:45Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20465-
dc.descriptionFREITAS, J. D. Educação patrimonial no Museu de Arte Popular da Paraíba: memória e identidade no ensino da cultura paraibana. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta a importância da valorização da cultura popular como elemento de desenvolvimento social. Para tanto, utiliza-se da metodologia da Educação Patrimonial, exercida no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), para problematizar o MAPP como lugar de memória, cultura e patrimônio que forma identidade na perspectiva da educação patrimonial. Os objetivos específicos residem em: discutir o museu como espaço educativo por intermédio da memória e o patrimônio; analisar a proposta da educação patrimonial na perspectiva do MAPP; abordar a trajetória histórica do MAPP e a relevância dessa instituição para a cidade de Campina Grande. Para tal relação, o estudo se baseia na pesquisa exploratória bibliográfica, de cunho participante, e é subsidiado por teóricos que tratam das seguintes temáticas: Cultura (CUCHE, 1999); Memória (HALBWACHS, 1990); Identidade (HALL, 1997); (NORA, 1993); Patrimônio (PELEGRINI; FUNARI, 2006) e Educação Patrimonial (HORTA, 1999). Entre outras temáticas, também articulamos os conceitos de cultura, memória, identidade e patrimônio, e discutimos a relação da Educação Patrimonial com o Museu. O interesse no tema surgiu a partir de um estágio em monitoria, promovido pelo núcleo de estudos do curso de Comunicação Social e a Pró-reitora de Cultura da UEPB. Pôde-se constatar a relevância do MAPP para a sociedade campinense, como campo de estudo da educação patrimonial, pois é nesse espaço educativo que a educação patrimonial desenvolve criatividade, o pensamento crítico, a valorização da cultura e a formação da identidade por meio dos patrimônios culturais. Percebeu-se, ainda, que o desenvolvimento social é fruto da ação transformadora que acontece nos indivíduos envolvidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleEducação patrimonial no Museu de Arte Popular da Paraíba: memória e identidade no ensino da cultura paraibanapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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