Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20471
Título: Caracterização do modelo de atenção à saúde de Baraúna (PB)
Autor(es): Dantas, Eudilene Lima
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde - SUS
Indicadores de gestão
Financiamento da saúde
Atenção à saúde
Data do documento: 17-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: SUS foi concebido a partir da Constituição Federal de 1988 que representou um grande avanço por parte da sociedade organizada brasileira. Porém o SUS que vem sendo criado está bem longe do SUS disposto na Constituição. O financiamento é uma das principais problemáticas vivenciadas, principalmente no contexto atual com a aprovação da EC 95 que afetará a todos, principalmente aos estados e municípios mais pobres. O SUS representa um belo projeto, mas que encontra barreiras para o seu real desenvolvimento. O objetivo geral desse artigo se constitui em caracterizar o modelo de atenção à saúde de Baraúna, a partir de indicadores de gestão da saúde. Tem como objetivos específicos a identificação dos traços do perfil da população e a comparação dos indicadores da saúde de Baraúna com de outros municípios da microrregião. Trata-se de dados secundários coletados nas plataformas do SIOPS, DATASUS e IBGE. Ao final do trabalho podemos verificar que o município de Baraúna possui um sistema de saúde frágil, onde o gasto por pessoa está bem abaixo da média nacional e estadual, além disso, está entre os municípios com menores indicadores na sua microrregião. O município tem um baixo percentual de arrecadação e depende dos repasses das outras esferas, o que faz com que ele seja afetado de maneira intensa pelas mudanças decorrentes da EC 95.
Descrição: DANTAS, E. L. Caracterização do modelo de atenção à saúde de Baraúna (PB). 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20471
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eudilene Lima Dantas.pdf710.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.