Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20475
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Montenegro, Isabelle Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T23:26:09Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03T23:26:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 305.48 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20475 | - |
dc.description | MONTENEGRO, I. O. A construção social do gênero no magistério. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Consideradas inferiores, as mulheres durante os séculos XIX e XX foram relegadas á educação e aos espaços públicos sociais, haja vista, serem adjetivadas, pelo discurso da época, como sexo frágil e “casadoras”, cabendo a elas somente a função de cuidar do lar, da família e principalmente do casamento. Diante o exposto, esta pesquisa objetiva compreender os motivos para a escolha do curso de Pedagogia, por parte das concluintes da Universidade Estadual da Paraíba - campus I, Campina Grande. Nossa metodologia pauta-se primeiramente num breve histórico, a partir de dados bibliográficos e posteriormente, em análise de dados, coletados a partir do questionário aplicado aos sujeitos da pesquisa. Utilizamos um questionário semiestruturado com 09 (nove) questões pertinentes a esta pesquisa em que pontuamos como o curso foi percebido pelas entrevistadas, através de seus relatos, além de mensurar dados estatísticos sobre o corpo docente e discente do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação da UEPB. Diante resultados constatamos que alguns motivos para a escolha do magistério, tais como busca pela ascensão social, independência, estabilidade financeira e qualificação profissional e pessoal, ainda aparecem presentes na atualidade. Estes motivos estão relacionados diretamente à condicionantes sociais, políticos, econômicos da vida pessoal de cada uma das entrevistadas. Este trabalho propiciou uma reflexão intensa acerca de temas imbricados a gênero, poder e educação, principalmente, à construção social do que se espera “para o homem” e “para a mulher”, haja vista a construção majoritária de mulheres no corpo discente e docente do Departamento de Educação e da sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Ana Paula Mendes Rodrigues Cavalcanti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização docente | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.title | A construção social do gênero no magistério | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ISABELLE OLIVEIRA MONTENEGRO.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.