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dc.contributor.authorNascimento, Giselle Oliveira do-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:34:14Z-
dc.date.available2013-09-20T12:34:14Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2047-
dc.descriptionNascimento, G. O. do. O ideal e o real: uma releitura das atividades psicomotoras realizadas no estágio em educação infantil. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é resultado de uma pesquisa de caráter qualitativo do tipo pesquisa-ação, que teve como objetivo analisar as atividades psicomotoras que foram desenvolvidas durante o período de estágio docente em educação infantil do curso de Pedagogia da UEPB. Uma Creche e Pré-Escola pública estadual, localizada na cidade de Campina Grande – PB se constituiu como campo de atuação docente e, concomitantemente, como campo de investigação. Durante as observações realizadas no campo de estágio foi constatado que a psicomotricidade era pouco trabalhada pelas professoras e que algumas sequer sabia do que se tratava. Assim, escolhemos como instrumento de pesquisa a observação participante e a execução de um projeto de intervenção docente intitulado: “O corpo em questão: atividades psicomotoras para a turma do pré II”. O referido projeto foi desenvolvido numa turma com 18 crianças de 04 a 05 anos de idade. Buscamos na literatura alguns fundamentos da psicomotricidade e da educação infantil para nos servirem de pontos norteadores, tais como: Oliveira, Le Bouch, Bassedas,Coll, Marchesi e Palácios, entre outros. A partir das analises feitas com a releitura das atividades psicomotoras realizadas no estágio docente, com as crianças sujeitos da pesquisa, percebemos que alguns equívocos foram cometidos no que se refere à psicomotricidade na educação infantil. Diante dos resultados obtidos pudemos constatar que algumas das atividades desenvolvidas contemplaram aspectos do desenvolvimento psicomotor atingindo parcialmente os objetivos propostos pelo projeto de intervenção, o de desenvolver com as crianças do pré II atividades psicomotoras. Dentre as dez atividades analisadas apenas quatro trabalhavam o corpo em movimento, uma não correspondia à faixa etária das crianças e quatro trabalhavam em folhas de papel e em todas elas foi evidenciada a preocupação com a escrita e não com o desenvolvimento integral do sujeito, objetivo principal das atividades psicomotoras. Ainda percebemos a carência de subsídios teóricos que fundamentassem a realização do projeto acima citado. No processo investigativo foi possível verificar o quanto se faz necessário, nas práticas pedagógicas de instituições de educação infantil, o desenvolvimento de atividades que contemplem os aspectos do desenvolvimento psicomotor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Marinalva da Silva Motapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEstágio docentept_BR
dc.titleO ideal e o real: uma releitura das atividades psicomotoras realizadas no estágio em educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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