Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20485
Título: Aplicação de técnicas para a melhoria da usabilidade de sistemas de e-commerce em dispositivos móveis na perspectiva de usuários da geração X
Autor(es): Medeiros Júnior, Valter Gomes de
Palavras-chave: Usabilidade
Comercio eletrônico
Smartphone
Geração X
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Devido a vontade de incentivar as pessoas que compõem a Geração X a efetuarem mais compras por meio de comércios eletrônicos utilizando os smartphones que são os dispositivos preferidos desse público para acessarem a internet, esse trabalho sugere e faz testes para a validação de técnicas que ajudam no aprimoramento da usabilidade em interfaces de sites e aplicativos de comércios eletrônicos em smartphones, dedicados a essa geração em especifico. Vislumbrando que haviam alguns pontos onde os usuários possivelmente apresentariam dificuldades (físicas, psicológicas e de conhecimento prévio) na execução de interações com as interfaces de aplicativos e sites de compras em dispositivos moveis, nesse trabalho foram estudadas técnicas que contornavam esses pontos para ajudar na melhoria da experiência com o grupo alvo da pesquisa. Para a execução do teste de verificação de aprimoramento da usabilidade foi executada uma pesquisa dividida em etapas, onde os participantes deveriam ser submetidos a dois testes de usabilidade (um antes e um depois da aplicação das técnicas de aprimoramento estudadas nesse trabalho) com o objetivo de comparar o antes e o depois do emprego das técnicas sugeridas, também foi executada entrevista com o usuário para mapear o perfil do próprio e foi empregue um questionário para que fosse possível coletar as opiniões dos participantes sobre as duas interfaces testadas. Os resultados obtidos mostraram avanços em todas as métricas usadas para a análise da usabilidade da interface de sistema de comercio eletrônico testado, foi possível também a coleta de sugestões para o desenvolvimento de mais técnicas.
Descrição: MEDEIROS JUNIOR. V. G. Aplicação de técnicas para a melhoria da usabilidade de sistemas de e-commerce em dispositivos móveis na perspectiva de usuários da geração X. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20485
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valter Gomes de Medeiros Júnior.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.