Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20493
Título: Uma análise contábil-tributária sobre as operações com bitcoin
Autor(es): Ramos, Chinnaygon Carlos de Souza
Palavras-chave: Bitcoin
Contabilização
Tributação
Moeda virtual
Data do documento: 6-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar o impacto contábil e tributário sobre o fenômeno Bitcoin. O trabalho possui como objetivos específicos: estudar o que é o Bitcoin, descobrir a melhor forma para contabilizar o Bitcoin no Balanço Patrimonial e verificar quais tributos podem ser cobrados sobre o bitcoin. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa, com o objetivo exploratório, fazendo uso de procedimentos bibliográficos, como a análise de livros, e-books, teses e artigos científicos. Os resultados obtidos foram que a melhor definição para o bitcoin seria de dinheiro, logo a melhor classificação para o bitcoin no Balanço Patrimonial é a de Disponibilidade, que faz parte do grupo do Ativo Circulante. Ao analisar a legislação atual, fica claro que apenas 3 tributos podem ser cobrados sobre o bitcoin, o IR no caso de ganho de capital, o ISSQN na situação da mineração e do serviço prestado pelas Exchanges e o ITCMD na situação de doação e herança. Na situação de usar o bitcoin para adquirir outro bem ou serviço, os impostos serão cobrados apenas sobre o bem ou serviço adquirido, onde nesse caso nenhum imposto e devido sobre o bitcoin.
Descrição: RAMOS, C. C. de S. Uma análise contábil-tributária sobre as operações com bitcoin. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20493
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Chinnaygon Carlos de Souza Ramos.pdf556.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.