Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2050
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Rosimari dos Santos Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:35:52Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:35:52Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.87 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2050 | - |
dc.description | Andrade, R. dos S. S. O uso da música na educação infantil: relato de uma experiência. 2012. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia apresenta os resultados de um estudo acerca do uso da música na Educação infantil. Resulta de uma intervenção realizada na Creche Pré-Escola Municipal Nenzinha Cunha Lima, com alunos da turma do Pré I. A pesquisa objetivava observar as atuais práticas e mostrar as várias possibilidades e formas que se pode trabalhar com a música nas atividades da educação Infantil. Através de um projeto de intervenção foram realizadas atividades que trabalharam o som, o ritmo, a melodia, a letra, a construção artesanal de instrumentos musicais, a contação de estórias sonorizadas e dramatizadas, entre outros. Com ele buscávamos demonstrar como a atual metodologia cotidiana, aliada à música, torna o processo de ensino-aprendizagem muito mais prazeroso e eficaz, além de promover o desenvolvimento da percepção musical e motora, incentivar a criatividade e a socialização entre as crianças. Para subsidiar nossa pesquisa foram lidos vários documentos oficiais e autores do assunto como: Penna (2008), Brito (2003), Cáricol (2012), Balestreri (2005), Loureiro (2001), entre outros. Esta pesquisa pode ser considerada, quanto à natureza, como empírica, um estudo de caso fundamentado por uma pesquisa bibliográfica, que forneceu a base para elaboração do roteiro para a observação (registro audiovisual e entrevista aberta/informal) através da vivência com as professoras. Os resultados mostram que a música contribui para o desenvolvimento das capacidades de ouvir, de perceber e discriminar eventos sonoros diversos, sendo ela instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cristiane Maria Nepomuceno | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O uso da música na educação infantil: relato de uma experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rosimari dos Santos Silva Andrade.pdf | Rosimari dos Santos Silva Andrade | 3.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.