Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20516
Título: Arquitetura da informação em ambientes informacionais de saúde: análise do portal do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN)
Autor(es): Souza, Glebia Karla Alexandre
Palavras-chave: Arquitetura da Informação
Ambientes informacionais de saúde
Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: Com o avanço da Internet percebe-se um excessivo crescimento na quantidade de informações que são produzidas e disponibilizadas na web, onde geralmente estão disponíveis para o público de forma desorganizada, desestruturada e, muitas vezes, de modo inadequado. Por estas razões, a Arquitetura da Informação (AI) é indispensável aos espaços digitais, pois estabelece métodos de organização e torna estas informações compreensíveis. O presente trabalho tem como objetivo analisar o portal do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) à luz da Arquitetura da Informação. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu mediante estudo exploratório por meio de levantamento bibliográfico e abordagem qualiquantitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevista semiestruturada e do método de revisão sistemática tradicional. Para melhor compreensão e discussão da temática de Arquitetura da Informação, foram realizados estudos bibliográficos com os autores: Camargo, 2004; Rosenfeld e Morville, 2006; Reis, 2007. Os resultados obtidos na entrevista evidenciaram que a interface do sistema atende a diversos critérios estabelecidos pela AI, mas apontam alguns problemas relacionados aos rótulos icônicos e textuais e à ausência de um sistema de busca. Sugerem-se ainda melhorias relacionadas aos sistemas de organização e navegação. Conclui-se que, em diversos aspectos, o SISVAN apresenta adequadamente o emprego da AI, porém algumas melhorias são necessárias para garantir um acesso mais fácil e intuitivo aos usuários.
Descrição: SOUZA, G. K. A. Arquitetura da informação em ambientes informacionais de saúde: análise do portal do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20516
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glebia Karla Alexandre Souza.pdfGlebia Karla Alexandre Souza1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.