Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Camila dos Santos-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:36:04Z-
dc.date.available2013-09-20T12:36:04Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2052-
dc.descriptionTavares, C. dos S. Formação docente e tecnologias digitais: uma relação necessária. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo vem a lume, contextualizar uma pesquisa-ação realizada em uma escola municipal de Campina Grande, desenvolvida a partir da aplicação do projeto de intervenção colaborativa intitulado: A interação professor e tecnologias digitais na prática educativa, junto à professora regente da turma de 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Apolônia Amorim. A priori, objetivou-se a capacitação da professora quanto às possibilidades de instrumentalização das ferramentas tecnológicas: editor de texto - Word e o editor de apresentação - PowerPoint, promovendo conhecimentos inovadores que favoreçam a prática diária da docência, atrelando significativamente as tecnologias digitais ao currículo convencional. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de dados o questionário e a pesquisa de campo com observação direta. O embasamento teórico segue-se pela contribuição de LÈVY (1999/1993), FREIRE (1996), KENSKI (2007), MORAN (2000), entre outros. Considera-se sua relevância por buscar promover uma nova postura docente visando a sua inserção na sociedade da informação e do conhecimento, à qual utiliza as tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, assumindo-se como interface ativa na construção do conhecimento permeado por situações significativas de aprendizagens, estimulando a coletividade e a participação dos/as alunos/as, uma vez que integra a teoria e a prática. Dessa forma, a intervenção concretizou-se na formação competente da educadora capacitada, relacionando as tecnologias digitais com a prática pedagógica, resultando na emancipação educacional do seu processo educativo, além de atender uma necessidade vigente da sociedade permeada pela era digital.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Lúcia Serafimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.titleFormação docente e tecnologias digitais: uma relação necessáriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila dos Santos Tavares.pdfCamila dos Santos Tavares1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.