Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20534
Título: Agências de checagem, uma nova prática do jornalismo no combate às fake news e pós-verdade
Autor(es): Silva, Isabel Cristina de Oliveira
Palavras-chave: Jornalismo
Fake news
Agência de checagem
Notícias falsa
Data do documento: 18-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O jornalismo passa por reconfigurações constantes ao longo dos anos. Tais mudanças ocorrem em decorrência do contexto histórico e os recursos técnicos, sociais e culturais disponíveis na sociedade. Para além dessas transformações, a missão de levar ao cidadão informações baseadas na verdade permanece. Contudo, alguns contextos acabam favorecendo o descumprimento desta missão. Com o surgimento das redes sociais, por exemplos, vivemos os fenômenos da pós-verdade e a proliferação das fake news que têm maculado a prática jornalística. Mas, como o jornalismo tem a capacidade de se refazer, vemos a criação de ferramentas capazes de combater, ou pelo menos amenizar, o efeito do descrédito e demais malefícios das notícias falsas. São as Agências de Checagem, cada vez mais atuantes nesse cenário. A finalidade deste artigo é elencar as principais agências, observar e entender seu funcionamento como uma nova prática do jornalismo. Nesse sentido, foram analisadas cinco agências a partir de uma pesquisa exploratória. Para isso, contribuíram as leituras e apontamentos de autores como Kovack e Rosentiel (2004); Traquina (2005);Karam e Christofoletti (2011); Moretzohn (2002); Pena (2008); e Zarzalejos (2017). Como resultados, vale adiantar que há um trabalho de caráter jornalístico sendo desenvolvido no país no intuito de combater ou amenizar a disseminação de notícias falsas, bem como se forma com isso um novo campo dentro dessa atividade que é o jornalismo.
Descrição: SILVA, I. C. de O. Agências de checagem, uma nova prática do jornalismo no combate às fake news e pós-verdade. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20534
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabel Cristina de Oliveira Silva.pdf1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.