Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20536
Título: Redes sociais e racismo: novas visibilidades a partir do movimento #meuracistasecreto
Autor(es): Diniz, Isabelly de Souza
Palavras-chave: Redes sociais
Racismo
Teorias raciais
Preconceito
Data do documento: 25-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar de que formaas redes sociais estão sendo usadas como espaços de manifestações segregadoras e preconceituosas, mas também de engajamento e ativismo das minorias,explanando como o preconceito já está enraizado na sociedade a partir da visibilidade do movimento #meuracistasecreto. Para tanto, conceituamos raça e racismo, realizamos um breve histórico do período escravocrata no Brasil e como as teorias eugênicas fomentaram o racismo. A classificação da pesquisa é exploratória e descritiva, usando o procedimento de estudo de caso. Para amostra do estudo foram selecionados posts da rede social Twitter no dia1 de outubro de 2018,que utilizaram a hashtag#meuracistasecreto, trazendo casos de racismo disfarçados de opinião. Como resultado, comprovamos a existência do racismo à brasileira instaurados em situações do cotidiano da sociedade.
Descrição: DINIZ, I. de S. Redes sociais e racismo: novas visibilidades a partir do movimento #meuracistasecreto. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20536
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabelly de Souza Diniz.pdf643.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.