Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20541
Título: Da floresta ao morro: as identidades feministas em o olho da rua de Eliane Brum
Autor(es): Galdino, Elidiane Barbosa
Palavras-chave: Jornalismo literário
Relato humanizado
Eliane Brum
Identidade feminina
Data do documento: 17-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Na prática jornalística existem diferentes formas de narrativas e alguns profissionais da área acabam imprimindo ao seu texto uma marca pessoal, uma característica distintiva capaz de conferir personalidade à sua produção. É o que ocorre com Eliane Brum, conhecida por fazer o que se convencionou chamar de jornalismo sensível ou relato humanizado. Também são constantes em suas obras, as histórias de vida de personagens comuns, os heróis da vida real. O objetivo deste artigo é observar as personagens femininas das reportagens do livro O olho da Rua, no intento de compreender de que modo suas identidades são construídas por si e pela repórter. Para isso, se fez necessário discutir e compreender os conceitos de jornalismo literário e jornalismo humanizado, e como os dois se cruzam nas narrativas da jornalista. Foi adotado o modelo comunicacional de análise discursiva de Patrick Charaudeau (2009), que observa como a identidade social se forma através da identidade discursiva. Para tanto se considerou dois lugares de fala, àquele que compete à personagem e o de quem conta sua história, no caso, Eliane Brum. Foi possível observar a pluralidade de identidades femininas apresentadas e como suas identidades sociais não dimensionam sua totalidade identitária. E como as reportagens de Brum possui um caráter sociológico ao buscar compreender as vidas e ações de suas personagens. Contribuíram para este trabalho, pesquisas bibliográficas com foco nas produções de Eliane Brum, bem como em perspectivas teóricas de autores como: Bulhões (2007); Pena (2006); Ijuim (2012); Vicchiatti (2005), entre outros.
Descrição: GALDINO, E. B. Da floresta ao morro: as identidades feministas em o olho da rua de Eliane Brum. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20541
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elidiane Barbosa Galdino.pdf533.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.