Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20544
Título: Reflexões sobre o princípio de proveniência nos arquivos pessoais: o caso do arquivo Ronaldo Cunha Lima
Autor(es): Carvalho, Maria de Lourdes Luciano de
Palavras-chave: Arquivos pessoais
Princípios arquivísticos
Organização arquivística
Fundo Arquivístico Ronaldo Cunha Lima
Data do documento: 11-Jun-2018
Resumo: O presente artigo aborda a temática arquivos pessoais, buscando acentuar algumas das características específicas deste tipo de documentação, em face do Princípio de Proveniência e suas ramificações. Sendo apresentado como objetivo geral: Discutir o Princípio de Proveniência no Arquivo Pessoal. A pesquisa observou como foi considerado o Princípio de Proveniência na organização arquivística do Fundo Arquivístico Ronaldo Cunha Lima, figura pública relevante no cenário paraibano, documentação que está sob custódia da Fundação Casa José Américo, entidade responsável por todo o tratamento documental atribuído ao fundo. A análise de dados ocorreu a partir dos procedimentos escolhidos confrontados de acordo ao que afirma a literatura arquivística. Esta pesquisa é de caráter exploratório na qual pretende-se realizar uma revisão da literatura que familiarize o conhecimento do leitor a realidade do universo dos arquivos pessoais, apresentando os pontos em que a organização desses acervos se distanciam dos administrativos comuns, utilizando-se de uma abordagem qualitativa. Pôde-se concluir que a utilização do princípio estudado deve ser intrínseca à organização de arquivos podendo ser adaptado de acordo com as particularidades do acervo.
Descrição: CARVALHO, M. de L. L. de. Reflexões sobre o princípio de proveniência nos arquivos pessoais: o caso do arquivo Ronaldo Cunha Lima. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20544
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Lourdes Luciano de Carvalho.pdfMaria de Lourdes Luciano de Carvalho1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.