Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20548
Título: Os dados como guia de narrativas jornalísticas sobre gênero: análise da revista digital gênero e número
Autor(es): Sousa, Maryanne Marques Gonçalves Paulino de
Palavras-chave: Jornalismo de dados
Desigualdade de gênero
Revista digital
Gênero da mídia
Data do documento: 25-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Esta pesquisa descritiva e quali-quantitativa visa compreender a utilização dos dados para o debate promovido pelo jornalismo sobre questões de gênero. A análise parte do estudo de caso da revista digital Gênero e Número e o modus operandi para produção e consumo das informações orientadas por dados e como elas promovem o emprego de técnicas e tecnologias próprias, adequadas aos aspectos do ambiente digital. A pesquisa se ancora nos conceitos de Dados, Jornalismo Guiado por Dados, Gênero e Empoderamento e é baseada na observação direta das narrativas da revista, mapeamento de experimentações e aplicação de ficha de coleta de dados. Espera-se identificar as características dos dados apresentados nas narrativas, formatos, potencialidades e contribuições para o jornalismo e para efetivação de ações e políticas públicas em prol da equidade de gênero. Os resultados indicam que o jornalismo guiado por dados é uma vertente em expansão nas redações e corporações de mídia e com grande importância ao debate de gênero, tendo em vista que diversos dados relevantes à tal discussão ainda não têm visibilidade.
Descrição: SOUSA, M. M. G. P. de. Os dados como guia de narrativas jornalísticas sobre gênero: análise da revista digital gênero e número. 2019. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20548
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maryanne Marques Gonçalves Paulino de Sousa.pdf2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.