Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20551
Título: Evolução das receitas próprias tributárias dos municípios paraibanos nos últimos 5 anos
Autor(es): Melo Junior, Everaldo Antonio de
Palavras-chave: Receita pública
Finanças públicas
Tributo municipal
Receitas próprias
Data do documento: 5-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente artigo faz uma reflexão a respeito da evolução das Receitas Próprias dos Municípios Paraibanos nos Últimos 5 Anos. A descentralização fiscal fez com que Estados e Municípios fortalecessem com o advento do aumento da capacidade de arrecadação e na progressão de transferências constitucionais. As receitas próprias têm tido aumento na sua participação como proporção da receita total dos municípios. Tomando como base essa premissa, o presente artigo tem como objetivo geral analisar a arrecadação dos tributos próprios de competência municipal localizados no Estado da Paraíba, comparativamente, a partir do imposto predial e territorial urbano (IPTU), impostos sobre transmissão Intervivos de bens e imóveis de direitos a ele relativos (ITBI) e imposto sobre serviço de qualquer natureza (ISSQN), na tentativa de demonstrar a relevância e representatividade em quesitos de recursos próprios. O estudo tem a pretenção de responder a seguinte questão: Qual tributo municipal tem maior representatividade na composição dos recursos próprios em detrimento a arrecadação nos últimos 5 anos nos municípios paraibanos com população estimada a partir de 22.000 habitantes?. A Pesquisa demonstra que o tributo mais representativo foi o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza totalizando 46,17% da arrecadação total dos últimos 5 anos, seguido do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis com 17,98%, Imposto Retido na Fonte Trabalho Assalariado 14,40%, Imposto Predial e Territorial Urbano 14,31% e por último Outras Taxas com 7,14%.
Descrição: MELO JUNIOR, E. A. de. Evolução das receitas próprias tributárias dos municípios paraibanos nos últimos 5 anos2019. 16f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20551
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Everaldo Antonio de Melo Junior.pdf372.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.