Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20559
Título: Produção do espaço urbano no Município de Boa Vista-PB no período pós-emancipação
Autor(es): Alcantara, Juliana Maria Emiliano
Palavras-chave: Urbanização
Municipalização
Expansão urbana
Data do documento: 21-Jun-2011
Resumo: O trabalho aqui apresentado tem como tema geral a urbanização, sendo o objeto específico do estudo aqui apresentado o processo de urbanização observado no período pós-emancipação do município de Boa Vista-PB. Este município, localiza-se na mesorregião da Borborema e encontra-se distante cento e sessenta e oito quilômetros da capital do Estado da Paraíba, João Pessoa, e a quarenta e oito quilômetros da cidade de Campina Grande. Evidencia-se por ser uma das cidades pólo-mineral do Nordeste brasileiro, com a extração da Bentonita, reconhecendo que este minério foi o fator preponderante para sua emancipação a partir de 1994. Com a emancipação, a cidade evoluiu, ganhando várias novas construções e, consequentemente um aspecto urbanizado, sobretudo graças aos altos impostos adquiridos através do extrativismo mineral, responsáveis por 80% de ICMS do município. Nesse contexto, o estudo em pauta visa analisar o processo de urbanização do referido município, dos primeiros anos de municipalização até os dias atuais, observando os aspectos positivos e negativos de uma cidade recém-criada, fazendo referência ao aumento da população, a criação de espaços urbanos, a sua reconfiguração espacial, em decorrência da expansão urbana horizontal e a grande especulação imobiliária. A metodologia da pesquisa parte da busca de dados em órgãos como: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e a Prefeitura Municipal de Boa Vista; pesquisas bibliográficas sobre o tema; fotografias; coleta de dados em arquivos da Prefeitura municipal de Boa Vista; além de observações “in loco”, os quais possibilitaram a análise das transformações ocorridas no município, descrevendo todo o processo de expansão urbana.
Descrição: ALCANTARA, J. M. E. Produção do espaço urbano no Município de Boa Vista-PB no período pós-emancipação. 2011. 20p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20559
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA MARIA EMILIANO ALCANTARA.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.