Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2055
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoutinho, Kecia Cardoso-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:36:25Z-
dc.date.available2013-09-20T12:36:25Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 371.203-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2055-
dc.descriptionCoutinho, K. C. A função supervisora no cotidiano de uma escola pública no município de Ingá/PB. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho procurou analisar a função supervisora em uma escola pública na cidade de Ingá. Registramos o papel da Supervisão Educacional praticada ao longo dos anos, desde o caráter controlador e fiscalizador assumido com o fim de servir à realidade político-econômico-social da época, até o caráter de coordenador e orientador do trabalho pedagógico, relevante para o desenvolvimento de um processo educativo eficaz. Os dados bibliográficos foram buscados em diversos autores, a exemplo de Rangel, Ferreira, Libâneo, Medina, Silva Júnior, Silva, entre outros. O tema proposto aborda os desafios da supervisão no cotidiano de uma escola pública, que tem por objetivo atender as exigências de uma escola inserida em uma sociedade em permanente transformação. A pesquisa descritiva qualitativa realizada envolveu entrevistas com a supervisora desta escola, atuante na rede Municipal de Ensino do município de Ingá e os dados coletados revelaram que hoje, ainda existem Supervisores burocráticos, tradicionais, que não acompanham uma educação mais transformadora, inovadora e atualizada, que pouco conhece os pressupostos teóricos, concepções pedagógicas e legislações que permeiam sua função, mas que luta com dificuldades por reciclar-se, por tornar a sua profissão e conseqüentemente a sua pessoa, em agentes contribuidores de um mundo melhor, sendo um mediador e facilitador da transformação do ambiente escolar em um ambiente produtivo, enriquecedor.É preciso, ainda, que a Supervisão Educacional continue buscando sua formação profissional e pelo cumprimento eficaz e responsável de suas funções e atribuições.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Inácio de Araújo Macêdopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSupervisão educacionalpt_BR
dc.subjectSupervisorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleA função supervisora no cotidiano de uma escola pública no município de Ingá/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kecia Cardoso Coutinho.pdfKecia Cardoso Coutinho525.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.