Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20564
Título: Insegurança alimentar no Burundi: as causas da fome entre 1980 e 2014
Autor(es): Freire, Mayara Júlia de Araújo
Palavras-chave: Insegurança alimentar
Burundi
Índice global da fome
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: Dentro de um contexto de diminuição mundial da fome, o Burundi, país do centro leste africano, apresenta uma situação precária de segurança alimentar há mais de 30 anos. Nessa perspectiva, o objetivo central do presente estudo foi investigar e expor as principais causas da insegurança alimentar no Burundi entre 1980 e 2014. Quanto aos aspectos metodológicos este trabalho caracteriza-se como descritivo, tendo também caráter documental por se utilizar de relatórios internacionais como instrumento de coleta dados, estes sendo as diversas edições do Global Hunger Index publicadas entre 2006 e 2014. Trata-se de um estudo de caso, sendo ademais uma pesquisa quali-quantitativa, com o propósito de identificar na literatura, vínculos entre os índices coletados e suas respectivas motivações. Os resultados encontrados apontam que conflitos civis possuíram uma participação ímpar no estabelecimento da situação de fome no país, cuja segurança alimentar também foi constrangida por diversos outros agentes. Constatou-se também que entre os demais responsáveis pela fome no país estão: a crise econômica mundial, a crise mundial de alimentos, a redução da produtividade agrícola, o crescimento da densidade populacional, choques climáticos e conflitos político-partidários.
Descrição: FREIRE, M. J. de A. Insegurança alimentar no Burundi: as causas da fome entre 1980 e 2014. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20564
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Júlia de Araújo Freire.pdfMayara Júlia de Araújo Freire629.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.