Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2056
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Gabrielle de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:36:32Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:36:32Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 808.068 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2056 | - |
dc.description | Sousa, G. de L. As práticas de leitura no contexto da literatura infantil: entre saberes e dizeres no ensino fundamental. 2011. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é levar educadores e educadoras, alfabetizadores/as, alunos/as e profissionais da educação a descobrirem a importância da literatura infantil e contação de histórias, contribuindo no adequado entendimento do que seja leitura e dar sentido ao que lê. Atualmente, uma das grandes questões que vem sendo discutida pelos estudiosos no âmbito educacional são as diferentes concepções de ensino e aprendizagem no processo de letramento literário das crianças, isto é, um novo olhar que se dá para a construção do saber que envolva a leitura e escrita prazerosa com sentidos. As abordagens acerca das ações do professor/a e aluno/a são essenciais, tendo em vista que a escola é o ambiente social responsável pela informação, desenvolvimento de capacidades e formação de cidadãos ativos. Para tanto, utilizou-se um estudo de caso em uma escola pública do município de Campina Grande, Paraíba, por meio da observação participante e aplicação de questionários, a fim de verificar como se manifesta essa relação com arte de encantar leitores. Os sujeitos da pesquisa são alunos/as de uma sala do 3ª ano fundamental e sua respectiva educadora. Procuramos observar a turma em suas especificidades e interesses e, deste modo, promovemos oficinas de intervenções colaborativas, buscando enriquecer as práticas da literatura infantil em sala de aula. O estudo teve como contribuições teóricas: Abramovich (1997), Alves (2005), Amarilha (1997), Brasil (2001), Chartier (2001), José (2007), Freire (1982), Lajolo e Zilberman (2007), Moreira (2002), Vygotsky (1982) e Zilberman e Silva (1988). A pesquisa é importante, pois já é uma contribuição social que pode auxiliar na compreensão da realidade educativa e na cooperação para uma educação emancipatória. Neste sentido, a literatura infantil, bem como a contação de histórias são objetos de uma arte criadora e particular, proporcionam deleite e desencadeiam expressividade nas mais variadas linguagens. Faz-se necessário que todos que estão envolvidos com a educação percebam a sua real importância, tanto na formação de leitores, escritores e interpretadores de texto, quanto na atratividade em ler, ou seja, o verdadeiro gosto pela leitura numa visão de criticidade e reflexão. Entendemos que o livro infantil e as narrativas proporcionam muitos benefícios, pois é possível sentir emoções interiorizadas que favorecem nos atos do cotidiano, desde a construção de identidades ao despertar para a imaginação, interação e criatividade. Fazem parte desse universo mágico os contos, as lendas, as narrativas, histórias em quadrinhos, a literatura de cordel, poesias e tantos outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Patrícia Cristina de Araújo Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | As práticas de leitura no contexto da literatura infantil: entre saberes e dizeres no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gabrielle de Lima Sousa.pdf | Gabrielle de Lima Sousa | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.