Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20575
Título: Análise demográfica: Uma aplicação do Índice de Gini e Curva de Lorenz
Autor(es): Andrade, Simonara Santos
Palavras-chave: Distribuição de renda
Índice de Gini
Curva de Lorenz
Data do documento: 6-Jun-2019
Resumo: Neste trabalho apresentam-se os principais conceitos e definições do Índice de Gini e Curva de Lorenz, responsáveis pela descrição da distribuição e concentração de renda de uma população, além de uma aplicação com dados do CENSO 2010 referentes a renda da população da cidade de Pocinhos-PB. O método empregado foi o de analisar a renda mensal das famílias de Pocinhos através da Curva de Lorenz e Índice de Gini que medem o grau da distribuição e concentração de renda de uma população. Tal aplicação teve o objetivo de mostrar a importância de estudar o comportamento da distribuição de renda de uma população utilizando o Índice de Gini e a Curva de Lorenz. Para alcançar tais objetivos, foram abordados alguns resultados teóricos e práticos sobre a construção da curva e do índice mais utilizado na literatura que identifica a característica de concentração de renda. Com a construção do Índice de Gini e da Curva de Lorenz pode-se observar que há má distribuição de renda entre a população de Pocinhos.
Descrição: ANDRADE, S. S. Análise demográfica: Uma aplicação do Índice de Gini e Curva de Lorenz. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20575
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simonara Santos Andrade.pdfPDF - Simonara Santos Andrade7.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.