Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20576
Título: Uso de diagramas de coagulação como ferramenta de avaliação de desempenho de coagulantes orgânicos e inorgânicos em águas naturais de características distintas
Autor(es): Silveira, Thyago Nóbrega
Palavras-chave: Qualidade da água
Tratamento de água
Abastecimento de água
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: Devido ao constante crescimento da população mundial e das demandas industriais cada vez maiores, gradativamente têm se limitado a quantidade e a qualidade da água dos mananciais superficiais e subterrâneos disponíveis para o consumo humano. Com isso, faz-se necessário que novas tecnologias surjam para suprir as demandas da sociedade por água potável. A coagulação é uma etapa fundamental do tratamento físico-químico das águas naturais, sendo necessárias pesquisas mais aprofundadas para o aperfeiçoamento desta operação. O presente estudo teve como objetivo avaliar a ação de coagulantes orgânicos a base de tanino (Tanfloc SG e SL) e coagulantes inorgânicos (sulfato de alumínio e cloreto férrico) em águas naturais com diferentes características usando como instrumento de avaliação os diagramas de coagulação, comparando critérios de cor aparente e turbidez. Os ensaios foram feitos em escala laboratorial em ensaios com jar test. O estudo constatou que os coagulantes inorgânicos atuam melhor em águas de turbidez e cor elevadas, sendo mais eficazes em baixas dosagens dos coagulantes, com eficiência de remoção de turbidez de até 90% com o cloreto férrico. Com os coagulantes orgânicos, obtiveram-se resultados satisfatórios em todos os tipos de água estudados, em faixas de pH neutro e alcalinos, em diferentes concentrações, chegando a valores absolutos de turbidez inferiores a 0,4 uT.
Descrição: SILVEIRA, T. N. Uso de diagramas de coagulação como ferramenta de avaliação de desempenho de coagulantes orgânicos e inorgânicos em águas naturais de características distintas. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20576
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thyago Nóbrega Silveira.pdfPDF - Thyago Nóbrega Silveira18.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.