Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20579
Título: Estudo da cinética e do equilíbrio da adsorção de corante têxtil sobre a farinha de casca de ovos
Autor(es): Lira, Aristóteles Santos de
Palavras-chave: Bioadsorvente
Tratamento de efluentes
Indústria têxtil
Data do documento: 27-Jun-2018
Resumo: A revolução industrial, o avanço tecnológico e o atual sistema econômico predominante na sociedade mundial, vem gerando uma serie de impactos ambientais ao redor do planeta. Oriundos do padrão de consumo desenfreado e descarte inadequado de resíduos no meio ambiente. Dentre os problemas ambientais causados pela industrialização, o gerenciamento de águas residuais, configura como um dos maiores desafios. Tendo em vista que a indústria têxtil é uma das que mais poluem no mundo, e ainda que, seus processos produtivos geram um grande volume de efluente com altas carga poluidora e elevado custo de reparação. Portanto, faz-se necessária a obtenção de alternativas viáveis e baratas para o tratamento desse tipo de efluente. Nesse contexto, o presente trabalho preparou um bioadsorvente, a partir da farinha da casca de ovos, e avaliou seu potencial de remoção do corante comercial (Bordô-16), utilizando a adsorção como processo de separação. Os resultados obtidos mostram que a farinha da casca do ovo é uma excelente alternativa para o tratamento de efluentes têxteis, com remoção de 86,91% do corante estudado. Foram avaliados ainda os modelos de cinéticos e de equilíbrio para uma melhor compreensão do processo de adsorção. O modelo cinético de pseudo-segunda ordem obteve um melhor ajuste aos dados experimentais. E a isoterma descrita pelo modelo de Sips, obteve um melhor desempenho para os ensaios de equilíbrio. De modo geral, podemos perceber que a farinha da casca do ovo se apresenta como uma alternativa bastante promissora para o tratamento de efluentes têxteis. Tendo em vista sua grande disponibilidade em todo território nacional, seu imenso potencial para remoção de poluentes têxteis e principalmente seu baixo custo de obtenção.
Descrição: LIRA, A. S. de. Estudo da cinética e do equilíbrio da adsorção de corante Têxtil sobre a farinha de casca de ovos. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20579
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aristóteles Santos de Lira.pdfPDF - Aristóteles Santos de Lira1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.