Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20584
Título: Uso de substâncias psicoativas, álcool e outras drogas por discentes de Enfermagem
Autor(es): Moura, Emilly Firmino de
Palavras-chave: Enfermagem
Substâncias psicoativas
Estudantes universitários
Data do documento: 25-Jun-2018
Resumo: Ao ingressar no curso de graduação, os discentes passam por diversas mudanças em suas rotinas diárias, podendo ser positivas ou negativas para sua saúde, além de independência da supervisão dos pais e responsáveis, cenário de entrelinhas e velado, pouco abordado na atualidade. As modificações no estilo de vida, adoção de condutas positivas ou negativas, podem surgir e influenciar a condição de saúde do jovem durante e após a graduação. O presente artigo trata- se de um estudo descritivo, transversal epidemiológico com abordagem quantitativa sobre o uso de substâncias psicoativas álcool e outras drogas, com 44 estudantes nos 3 primeiros períodos do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Paraíba (UEPB). Como fontes de coleta de dados foram utilizado questionário desenvolvido pelas pesquisadoras para obtenção de dados sociodemográficos e hábitos de vida e o Teste de Triagem do Envolvimento com Álcool, Tabaco e outras substâncias (ASSIST) recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados foram analisados por estatística descritiva. No total participaram 44 discentes de enfermagem matriculados entre o 1º e 3º semestres do curso, sendo 86,36 e 13,63% do sexo feminino e masculino, respectivamente, com idades entre 16 e 29, média de 19,40 anos. Os discentes não exercem atividade remunerada 88,63%, e 79,54% recebe auxílios financeiros de pais e/ou familiares. Os discentes foram questionados acerca do consumo de cigarros, afirmando, em sua totalidade 100%, que não faziam uso dessa substância. Da totalidade dos discentes, 27,27% afirmaram consumir bebidas alcoólicas, 34,09% já consumiram antes de ingressar no curso de graduação e 18,18% consumiram apenas após o início do curso superior. O uso de outras substâncias psicoativas também foi elevado neste estudo, evidenciado pela utilização de hipnóticos e sedativos 11,36%, maconha 4,54%, e outros. Por meio da aplicação do ASSIST 2.0, houve positividade, segundo o escore do instrumento, para 1 caso de dependência, 9 casos de abuso e 34 usos ocasionais de bebidas alcoólicas. Fica evidenciada a alta utilização de substâncias psicoativas por graduandos de Enfermagem. O fato de não fazerem uso de cigarros demonstra ser o Brasil líder no controle dos produtos de tabaco. Sugere-se a realização de estudo comparativo entre os períodos iniciais e finais da graduação em Enfermagem a fim de identificar se há aumento ou remissão dos hábitos estudados, seguida por fomento a criação de ações de prevenção à dependência e abuso de substâncias psicoativas.
Descrição: AGUIAR, E. F. de. Uso de substâncias psicoativas, álcool e outras drogas por discentes de Enfermagem. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20584
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emilly Firmino de Moura.pdfPDF - Emilly Firmino de Moura804.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.