Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20585
Título: Exercícios de mobilidade articular como preparação para o treinamento resistido: Um relato de experiência
Autor(es): Moreira, Robson Allisson Soares
Palavras-chave: Atividade física
Mobilidade articular
Musculação
Treinamento resistido
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: A prescrição de exercício em academias de musculação normalmente é direcionada para volume, intensidade, divisão de grupos musculares, entre outros que quase sempre visam hipertrofia e /ou resistência muscular e emagrecimento. Todavia, nessa prescrição, deve-se pensar na elaboração do programa visando o equilíbrio das valências da aptidão física, não esquecendo o componente flexibilidade/mobilidade. Levando em consideração que exercícios voltados para o trabalho de mobilidade articular melhoram a flexibilidade e os padrões de movimento nos treinos resistidos, atuando de forma eficiente na prevenção de lesões, surgiu o meu interesse em acompanhar alunos praticantes de musculação na prescrição e orientação de exercícios de mobilidade articular com a finalidade de promover através desses exercícios uma melhor qualidade nos seus exercícios. O presente relato de experiência foi desenvolvido através da minha vivência como professor de musculação em uma academia na cidade de Campina Grande - PB. Os treinos eram realizados com um grupo de 20 pessoas, divididas em 4 grupos iguais, entre homens e mulheres de 20 a 48 anos, 5 vezes por semana. Logo, o objetivo deste trabalho foi: relatar minha experiência como professor de musculação na realização de exercícios de mobilidade articular como preparação para o treino de musculação onde conclui que qualquer que seja o exercício, o que deve ser observado inicialmente é se o padrão do movimento executado está correto e não apresenta disfunções analisando qual a articulação que dá origem ao erro de execução e melhorar através de exercícios específicos de mobilidade essa articulação. Assim reduziremos de forma bastante significativa a probabilidade de lesões dentro da sala de musculação.
Descrição: MOREIRA, R. A. S. Exercícios de mobilidade articular como preparação para o treinamento resistido: Um relato de experiência. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20585
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robson Allisson Soares Moreira.pdfPDF - Robson Allisson Soares Moreira786.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.