Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20586
Título: Educação escolar quilombola e a Educação Física escolar: Identificando documentos regulatórios e refletindo sobre o ensino das lutas
Autor(es): Ribeiro, Sandra do Nascimento Santos
Palavras-chave: Educação quilombola
Educação Física
Educação Física Escolar
Data do documento: 8-Jun-2018
Resumo: De acordo com a LDB 9394/96, atualizada em março de 2017, as modalidades de ensino estão divididas em: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação a Distância. O trabalho teve como objetivos: identificar e apontar destaques na Base Nacional Comum Curricular – BNCC aspectos que possam remeter (explicitamente ou não) à educação quilombola no campo da Educação Física a partir de descritores: objetos de conhecimento e habilidades. O trabalho objetivou ainda, apresentar apontamentos pedagógicos no trato do conteúdo lutas, no segundo ciclo – 3º e 4º ano do ensino fundamental, em diálogo com a educação quilombola, considerando a BNCC e a experiência no estágio supervisionado III. O despertar para o estudo surgiu da experiência do estágio supervisionado III, realizado na Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, mais precisamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Firmo Santino, pertencente ao município de Alagoa Grande – PB. Este trabalho foi iniciado a partir das primeiras orientações do estágio supervisionado III no que se refere ao mapeamento de documentos regulatórios para compreensão e discussão sobre a educação escolar quilombola, antes da intervenção pedagógica. Trata-se de um estudo documental de natureza qualitativa do tipo documental, onde o documento foi apreciado por meio de interpretações e diálogos com os questionamentos feitos à direção da escola, in loco, para em seguida apresentar uma possibilidade do trato das lutas sob o referencial da Base Nacional Comum Curricular. O estudo não entende que a escola quilombola deve lidar apenas com conteúdos de matriz africana, mas eles precisam ser garantidos aos alunos à medida que apresentam os documentos legais. A Educação Física na escola quilombola tem a responsabilidade de fazer conexões de seus conteúdos com a especificidade dessa matriz, em seus aspectos social, histórico e da diversidade cultural, trazendo a capoeira, a luta marajoara, dentre outras, incentivando a sua prática, dando visibilidade a cultura da própria comunidade, muitas vezes esquecida ou negada pelos alunos por falta de conhecimento e pela hegemonia de outras lutas transmitidas pela TV.
Descrição: RIBEIRO, S. do N. S. Educação escolar quilombola e a Educação Física escolar: Identificando documentos regulatórios e refletindo sobre o ensino das lutas. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20586
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandra do Nascimento Santos Ribeiro.pdfPDF - Sandra do Nascimento Santos Ribeiro849.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.