Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20588
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Michel Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-12T14:48:36Z | - |
dc.date.available | 2019-09-12T14:48:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20588 | - |
dc.description | OLIVEIRA, M. S. de. Elaboração de apostila para experimentação da disciplina Química Inorgânica Experimental. 2018. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou a preparação de uma apostila que possa servir de apoio a professores e estudantes durante as aulas práticas da disciplina de Química Inorgânica Experimental, facilitando o trabalho de montagem dessas aulas e apresentando o conteúdo de forma didática e organizada, além de propor e incentivar o aluno, que no final de cada experimento, possa pesquisar uma metodologia de tratamento dos resíduos gerados, que, no caso específico dessa disciplina, muitas vezes compreendem metais pesados e demais poluentes em potencial. O trabalho foi desenvolvido em três etapas, inicialmente realizou-se a pesquisa bibliográfica e a organização dos roteiros das aulas práticas disponíveis em livros, internet, e apostilas já utilizadas pelos professores da disciplina. Posteriormente, foram selecionados roteiros coerentes com os seguintes critérios: facilidade de execução da atividade prática; possibilidade de execução em duas aulas (cem minutos); disponibilidade dos reagentes nos laboratórios da Instituição; geração de resíduos cujo tratamento seja mais fácil e de menor custo; e a correlação com o conteúdo da Ementa da disciplina Química Inorgânica Descritiva e possibilidade de aprendizagem. As práticas diferentes daquelas que a professora utiliza em suas aulas foram testadas, adequadamente redimensionadas com o objetivo de menor geração de resíduos e adaptadas à realidade dos laboratórios da UEPB. A apostila foi, ainda, disposta com uma introdução ressaltando as normas de segurança e uso de EPIs. Os resultados obtidos nos experimentos testados por um grupo de três alunos, foram bastantes satisfatórios quanto as quantidades de reagentes, tempo de execução do experimento e temas teóricos visto em sala de aula. Pode-se verificar que a correlação do experimento com a teoria da disciplina Química Inorgânica Descritiva, contribuíra com a aprendizagem de forma crítica e significativa. A apostila foi elaborada de maneira que novos experimentos possam ser testados e depois inseridos, desde que não comprometa a carga horária da disciplina. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vandeci Dias dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Tratamento de resíduos | pt_BR |
dc.subject | Química Inorgânica | pt_BR |
dc.title | Elaboração de apostila para experimentação da disciplina Química Inorgânica Experimental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Michel Silva de Oliveira.pdf | PDF - Michel Silva de Oliveira | 598.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.