Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20589
Título: Florações de Cylindrospermopsis raciborskii (Woloszynska) Seenayya & Subba Raju 1972 em reservatórios do semiárido: Uma abordagem bayesiana integrada
Autor(es): Nery, Janiele França
Palavras-chave: Cianobactérias
Metanálise
Variação hidrológica
Fatores ambientais
Data do documento: 28-Jun-2018
Resumo: Nas últimas décadas, a espécie de cianobactéria Cylindrospermopsis raciborskii tem recebido crescente atenção devido ao aumento de sua distribuição geográfica e da frequência de formação de florações, em especial sistemas do semiárido. Os principais objetivos deste estudo foram: (i) determinar quais fatores ambientais são os mais importantes explicando a variação na abundância de C. raciborskii em reservatórios do semiário; (ii) analisar a significância das interações entre as densidades de C. raciborskii e os fatores ambientais; (iii) testar através de redes bayesianas como mudanças nas condições ambientais podem alterar a probabilidade de florações de C. raciborskii. Para compilação do banco de dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de artigos publicados em periódicos indexados nas plataformas Scielo e Scopus. apenas artigos que relataram a ocorrência de C. raciborskii foram considerados. Após leitura 3 trabalhos foram selecionados, Bouvy et al., (2000), Moura et al., 2008; Vasconcelos et al., 2011, os quais apresentaram valores de transparência da água (m), temperatura da água (ºC), pH, condutividade elétrica (µS/cm), oxigênio dissolvido (mg/L), concentrações de amônio (µg/L), SRP (fósforo solúvel reativo)( µg/L), fósforo total (µg/L), densidade de cianobactérias (cel/mL) e Cylindrospermopsis raciborskii (cel/L). Usando esses dados, construímos uma rede bayesiana para analisar a sensibilidade do desenvolvimento de florações de C. raciborskii a diferentes fatores ambientais, considerano três categorias de risco (baixo, médio e alto) com base na abundância de células. Transparência da água e volume dos reservatórios foram as variáveis mais importantes para previsão de florações de C. raciborskii em sistemas do semiárido. Independente da capacidade de acumulação dos reservatórios e complexidade de interações entre as variáveis, a rede bayesiana proposta mostrou-se um instrumento útil para: explorar as interações entre oscilação do volume nos reservatórios com nutrientes e temperatura simultaneamente, constituindo assim uma ferramenta potencial para manejo e gestão dos recursos hídricos do semiárido.
Descrição: NERY, J. F. Florações de Cylindrospermopsis raciborskii (Woloszynska) Seenayya & Subba Raju 1972 em reservatórios do semiárido: Uma abordagem bayesiana integrada. 2018. 38f. Monografia (Especialização em Gestão e Auditoria Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20589
Aparece nas coleções:I - EGAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janiele França Nery.pdfPDF - Janiele França Nery934.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.