Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20590
Título: Como os livros didáticos abordam os aspectos da eletrólise antes e depois do PNLD
Autor(es): Farias, Andrioni da Silva
Palavras-chave: Livro didático
Eletrólise
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise na abordagem do conteúdo de Eletrólise em sete Livros Didáticos (LD), sendo três LD antes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e quatro LD selecionadas pe lo PNLD. O PNLD faz uma avaliação pedagógica dos LD antes de chegarem às salas de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa e os objetos de estudo foram analisar os LD para o conteúdo de Eletrólise. Consideramos o livro didático uma ferramenta auxiliar determinante de ensino, sua investigação pode proporcionar indicativos do que é apresentado em sala de aula. Contudo, foram definidos critérios de julgamentos para aspectos de comparação entre os LD e percebeu- se que ao longo dos anos, os LD sofreram diversas mudanças, abraçando as novas tendências em sala de aula e produzindo uma aprendizagem mais significativa. Certamente vale ressaltar ainda, a indispensabilidade de que o professor se atribua de seu papel como mediador, no processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva da educação transformadora. Ainda, a pesquisa ressalta a relevância do LD como instrumento auxiliar pedagógico e ao mesmo tempo ressalta que por mais íntegro que seja o LD, este não d eve ser o único instrumento a ser utilizado pelo professor em sala de aula, e sim um dos mecanismos para contribuir no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição: FARIAS, A. da S. Como os livros didáticos abordam os aspectos da eletrólise antes e depois do PNLD. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20590
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andrioni da Silva Farias.pdfPDF - Andrioni da Silva Farias334.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.