Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20595
Título: Estudo sobre bentonita para pelotização de minério de ferro
Autor(es): Nogueira, Hilda Camila Nascimento
Palavras-chave: Metalurgia
Pelotização
Bentonita
Data do documento: 18-Jun-2018
Resumo: A bentonita, descoberta em Wyoming – EUA e comercializada em 1888 por Willian Taylor, forma-se por processo de desvitrificação de um material vítreo e de origem ígnea. Em solo paraibano, além dos municípios de Cubati e Pedra Lavrada, identifica-se uma das maiores ocorrências na cidade de Boa Vista-PB, na qual extrai-se a argila bentonita com característica cálcica necessitando assim de uma posterior ativação. As diversas propriedades da argila bentonítica conferem variadas aplicabilidades, dentre elas, a utilização na pelotização de minério de ferro. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo realizar um estudo com bentonita a ser aplicada no processo de pelotização. Na metodologia adotada realizou-se em primeira ordem a revisão literária e em seguida a caracterização da amostra. Mediante as análises realizadas observou-se a composição química da bentonita usada em pelotização de minério de ferro com mais de 70% de Si2O + Al2O3, onde a quantidade de sílica excedeu ao valor máximo de 52%, apresentando 66,502%, determinado pelas especificações da Companhia da Vale do Rio Doce (CVRD). Obteve-se resultados satisfatórios no que diz respeito ao teor de umidade e a densidade absoluta, a primeira apresentou um valor excedente de 0,59% em relação ao máximo de 12% de umidade exigido pela determinação, a segunda teve como resultado 2,392 atendendo praticamente ao exigido. Em contraponto, o resultado para pH se encontrou abaixo das especificações com 8,920, assim como a densidade aparente apresentou um valor de 826,4kg/m^3 também abaixo do esperado.
Descrição: NOGUEIRA, H. C. N. Estudo sobre bentonita para pelotização de minério de ferro. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20595
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hilda Camila Nascimento Nogueira.pdfPDF - Hilda Camila Nascimento Nogueira665.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.