Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20597
Título: Contribuições da Teoria da Adaptação de Roy para o tratamento diretamente observado da tuberculose: Um relato de experiência
Autor(es): Nascimento, Rayanne Oliveira Carneiro do
Palavras-chave: Assistência de Enfermagem
Tuberculose - Tratamento
Tuberculose
Teoria da Adaptação de Roy
Data do documento: 25-Jun-2018
Resumo: A efetividade do tratamento da tuberculose configura-se como um desafio para a saúde pública, ao envolver fatores de ordem individual, social e de serviços de saúde. Neste sentido, entre os demais profissionais de saúde, os enfermeiros recebem destaque no desenvolvimento de ações de controle da doença. Para isso, buscam a qualificação da assistência em saúde, baseada em critérios científicos. O presente estudo teve como objetivo relatar as contribuições da Teoria da Adaptação no Tratamento Diretamente Observado da Tuberculose. Trata-se de um relato de experiência realizado a partir da execução de atividades de extensão desenvolvidas por um grupo de pesquisa de uma universidade pública brasileira. Utilizou-se a Teoria da Adaptação de Callista Roy, cuja ênfase dá-se principalmente ao indivíduo como sistema de adaptação, possibilitando a identificação de diagnósticos de enfermagem, visando favorecer a adesão ao tratamento anti-TB. Durante o acompanhamento domiciliar percebeu-se a fragilidade do paciente e a necessidade da implementação de ações de enfermagem que contribuíssem com o tratamento e, a partir das queixas verbalizadas e das avaliações realizadas diariamente, foram traçados diagnósticos de enfermagem e efetuadas ações visando à remissão do desconforto que o levava às frequentes queixas, o que aconteceu paulatinamente na medida em que as ações foram implementadas, proporcionando ao paciente o conforto necessário para o enfrentamento da doença. A percepção do comprometimento dos modos de adaptação permitiu direcionar as ações do TDO ao restabelecimento da capacidade do paciente de desenvolver as atividades da vida diária e ao encorajamento concluir o tratamento. Os pilares do Modelo de Adaptação de Roy foram especialmente úteis na compreensão de que a assistência de enfermagem frente ao paciente de TB compreende não somente o ser biológico, mas o físico, social e mental.
Descrição: NASCIMENTO, R. O. C. do. Contribuições da Teoria da Adaptação de Roy para o tratamento diretamente observado da tuberculose: Um relato de experiência. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20597
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne Oliveira Carneiro do Nascimento.pdfPDF - Rayanne Oliveira Carneiro do Nascimento600.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.