Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20603
Título: Mulheres no esporte: Matérias do jornalismo esportivo na mídia local e possíveis desdobramentos para a Educação Física escolar
Autor(es): Brito, Cristiane Fernandes de
Palavras-chave: Mulher no esporte
Mídia esportiva
Educação Física escolar
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: Nos tempos atuais, a presença das mulheres no esporte vem se tornando cada vez maior, mesmo assim, o preconceito com as atletas e profissionais da área ainda é muito constante. O presente estudo teve como objetivo central identificar e discutir o que a mídia paraibana, a partir do portal online Globo Esporte Paraíba (GE-PB) no ano de 2017, aborda em suas matérias sobre mulheres no esporte. O estudo é de natureza qualitativa que caracterizou-se como uma pesquisa documental, tendo como fontes de produção de dados as reportagens divulgadas no portal online. Foram mapeadas as reportagens do ano de 2017, para serem analisadas e discutidas quantas dessas tiveram como principal tema a mulher esportista. Foram contabilizadas 1.946 reportagens no catálogo de vídeo do veículo, onde apenas 60 delas abordaram o tema mulher como enfoque. Por fim, foi possível observar a maneira como a mídia estereotipa a mulher dentro do esporte, a influência da mídia na questão da visibilidade das atletas para patrocinadores e a importância dessas matérias para serem discutidas como conteúdo durante as aulas de Educação Física Escolar.
Descrição: BRITO, C. F. de. Mulheres no esporte: Matérias do jornalismo esportivo na mídia local e possíveis desdobramentos para a Educação Física escolar. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20603
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane Fernandes de Brito.pdfPDF - Cristiane Fernandes de Brito1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.