Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20605
Título: A estratégia militar estadunidense perante a Coreia do Norte (2001-2013): como a abordagem estratégica estadunidense repercutiu na nuclearização norte-coreana?
Autor(es): Diniz, Maria Beatriz Franca
Palavras-chave: Estados Unidos
Coreia do Norte
Política externa
Nuclearização
Data do documento: 16-Ago-2019
Resumo: As relações entre Estados Unidos da América e a República Popular Democrática da Coreia tomaram proporções diferenciadas ao longo dos anos. No início do século XXI, os Estados Unidos tomam uma posição mais coercitiva com relação aos países considerados como ameaça e buscam reforçar as políticas de não-proliferação. O presidente George W. Bush durante seu governo em 2001 aplicou sua doutrina da qual regeu a política externa do país. A resposta da Coreia do Norte foi desenvolver e testar seu arsenal nuclear como consequência dos constrangimentos estadunidenses. Assim, a interação entre os países durante dois mandatos foi falha, pois, as políticas adotadas não cessaram o programa nuclear norte-coreano. Eleito em 2008, Barack Obama lida com as ameaças da nuclearização por Pyongyang, o presidente adota um comportamento mais defensivo ao reagir com as ameaças indiretas provocadas pelos testes nucleares. Assim, a partir do recorte temporal entre os dois mandatos, a questão norteadora do presente trabalho é: como a abordagem estratégica estadunidense repercutiu na nuclearização norte coreana? O objetivo geral do presente trabalho é de analisar a política externa dos Estados Unidos perante a nuclearização da Coreia do Norte tendo como pano de fundo a interação entre os dois países e como isso reverberou no posicionamento de ambos no cenário internacional. Em relação aos objetivos específicos, consistem em: (I) Analisar de que forma a “Doutrina Bush” e a “Strategic Patience” reverberaram na nuclearização ou não da RPDC no período indicado; (II) Descrever a construção do relacionamento entre os dois países; (III) Discutir o posicionamento norte-coreano frente às hostilidades estadunidenses e como isso reverberou no aumento do seu arsenal nuclear. A metodologia incorporada caracteriza-se como teórico-histórica, para analisar o recorte temporal entre 2001 até 2013, de abordagem qualitativa. Já em relação aos meios empregados para construção do trabalho, sendo desenvolvida por meio de livros, dissertações, revistas, relatórios e artigos que analisam a problemática. A relevância dessa problemática se dá graças aos poucos estudos sobre a temática do Brasil e por salientar como as relações de segurança são voláteis em que as ameaças indiretas da Coreia Norte, no seu processo de nuclearização, levam os Estados Unidos a tomarem medidas para conter essa proliferação.
Descrição: DINIZ, M. B. F. A estratégia militar estadunidense perante a Coreia do Norte (2001-2013): como a abordagem estratégica estadunidense repercutiu na nuclearização Norte-coreana?. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20605
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Beatriz Franca Diniz.pdfMaria Beatriz Franca Diniz1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.