Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20610
Título: Uso do protocolo pelos enfermeiros na atenção primária à saúde da mulher no climatério
Autor(es): Gama, Maeli Priscila Alves
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Saúde da mulher
Climatério
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a utilização do protocolo saúde das mulheres no que diz respeito ao climatério. Trata-se de estudo de caso do tipo exploratório de análise qualitativa, que teve como cenário a Estratégia Saúde da Família e como participantes, os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. Como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e para a análise dos mesmos foi utilizada a Análise Conteúdo do tipo categorial. Os resultados estão estruturados em quatro categorias. No Acolhimento com escuta qualificada observou-se que os enfermeiros realizam o acolhimento com escuta qualificada verificou-se que os enfermeiros realizam essa atribuição prestando orientações e fornecendo encaminhamentos para outros profissionais de acordo com e a necessidade da usuária. Na Avaliação global da mulher observou-se que diante das queixas das usuárias, os enfermeiros além das orientações, realizam o exame clínico. No Plano de cuidados, alguns dos enfermeiros informaram realizar orientações quanto ao uso da terapia hormonal, utilizam práticas integrativas e complementares na assistência à mulher e realizam atividades educativas. O estudo revelou que as dificuldades apontadas na implementação dos protocolos pelos enfermeiros foram falta de atualização/capacitação do profissional, de insumos/materiais e estrutura física, quanto à demanda ser maior em outros grupos, falta de alguns profissionais e quanto à resistência das mulheres de relatarem o que sentem. As facilidades estavam no acesso e acolhimento que as usuárias têm na Unidade Básica de Saúde. Conclui-se que grande parte dos enfermeiros realiza suas atribuições quanto ao climatério, como previsto nos Protocolos de Saúde das Mulheres.
Descrição: GAMA, M. P. A. Uso do protocolo pelos enfermeiros na atenção primária à saúde da mulher no climatério. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20610
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maeli Priscila Alves Gama.pdfPDF - Maeli Priscila Alves Gama600.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.