Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20611
Título: Ações desenvolvidas por acadêmicos de Enfermagem no cuidado ao idoso institucionalizado: Relato de experiência
Autor(es): Duarte, Ana Paula Lopes
Palavras-chave: Serviços de Enfermagem
Idosos institucionalizados
Serviços de saúde
Data do documento: 6-Mai-2019
Resumo: Introdução: A expansão do envelhecimento humano propiciou o aumento das doenças crônico-degenerativas e consequentemente o aumento das instituições de Longa Permanência para Idosos. Observa-se que os cuidados de atenção à saúde tornaram-se preocupação efetiva. Este trabalho abordou a relevância do cuidado e a assistência de enfermagem aos idosos de uma Instituição de Longa Permanência, ressaltou a importância da atuação da equipe de enfermagem, bem como a atuação do enfermeiro, como precursor do cuidado integral, holístico e humanizado. Objetivo: Relatar a experiência de ações de cuidado desenvolvidas por acadêmicos de Enfermagem a idosos institucionalizados. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado durante os meses de dezembro de 2018 e abril de 2019 em uma instituição de longa permanência para idosos no município de Lagoa Seca, Paraíba, Brasil. Conclusão: A atuação dos acadêmicos na instituição foi determinante para a melhoria da assistência na instituição, contribuiu para aumentar a qualidade de vida e para prevenir outros agravos de saúde, proporcionando, assim, maior expectativa de vida para a população idosa. Significativamente a instituição também foi coadjuvante no processo de formação dos acadêmicos. Identificou-se que a relação entre cuidado e os serviços oferecidos, carecem de atenção pormenorizada, no intuito de oferecer melhor qualidade na assistência institucional.
Descrição: DUARTE, A. P. L. Ações desenvolvidas por acadêmicos de Enfermagem no cuidado ao idoso institucionalizado: Relato de experiência. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20611
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Lopes Duarte.pdfPDF - Ana Paula Lopes Duarte381.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.