Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20613
Título: Avaliação do poder adsortivo da palha de milho para remoção de azul de metileno presente em corpos aquáticos
Autor(es): Nascimento, Agnis Pâmela Simões do
Palavras-chave: Biossorção
Adsorção
Corantes têxteis
Contaminantes orgânicos
Data do documento: 27-Jun-2018
Resumo: O avanço industrial tem gerado um grande impacto ambiental, neste contexto, o gerenciamento de águas residuárias é um grande desafio. A indústria têxtil se apresenta como uma das principais poluidoras gerando um volume muito grande de efluentes com alta carga poluidora. A utilização de produtos biossorventes gerados pela produção da agroindústria é uma solução para o tratamento destas águas residuárias. Este trabalho busca o aproveitamento da palha de milho como biomassa seca com o intuito de remover corante azul de metileno, utilizando a adsorção como tratamento. Realizou-se ensaios de cinética de adsorção e isoterma de equilíbrio para avaliar a eficiência desta biomassa no tratamento de efluentes lançados em corpos hídricos contaminados com o corante azul de metileno. Na cinética de adsorção foram utilizadas para análise uma solução de adsorbato com concentração de 195mg/L. Foram colocalos 25 mL em 12 erlemeyeres contendo 1,5 g da biomassa. Em seguida, agitadas por um período de1h em mesa agitadora. As amostras foram retiradas a cada 5 minutos e filtradas. O líquido sobrenadante foi utilizado para realização para leitura da absorbância em espectrofotômetro. Para obtenção da isoterma de adsorção utilizou-se 10 amostras da solução de adsorbato com concentrações variando de 25 a 250mg/L e deixados sob agitação por 60 minutos na presença de 1,5g do adsorvente. Após o procedimento efetuou-se a centrifugação e seu líquido sobrenadante foi quantificado em espectrofotômetro. Na cinética de adsorção a palha de milho adsorveu satisfatoriamente cerca de 95% do total relativo ao contaminante em estudo em 1 hora. De acordo com os resultados obtidos o modelo de pseudo- segunda ordem ajustou melhor os resultados experimentais. Para a isoterma de equilíbrio foi obtido um valor satisfatório para a capacidade adsortiva da biomassa de aproximadamente 3,5 mg/g. Em relação aos modelos analisados o de ajusto de forma satisfatória os dados experimentais. Como a palha de milho mostrou-se um bom adsorvente, se torna interessante serem realizados ensaios em leito diferencial, variação da concentração do corante orgânico para construção da curva cinética e ensaios com outros contaminantes orgânicos.
Descrição: NASCIMENTO, A. P. S. do. Avaliação do poder adsortivo da palha de milho para remoção de azul de metileno presente em corpos aquáticos. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20613
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Agnis Pâmela Simões do Nascimento.pdfPDF - Agnis Pâmela Simões do Nascimento3.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.