Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20616
Título: Avaliação do potencial mutagênico do extrato hidro alcoólico das folhas de Prosopis juliflora (Sw.) DC. através do teste de micronúcleos em sangue periférico de camundongos
Autor(es): Soares, Mara Lígia Rodrigues
Palavras-chave: Algaroba
Farmacognosia
Mutagênese
Data do documento: 10-Jul-2018
Resumo: Prosopis juliflora (Algaroba), é uma planta exótica em território brasileiro, de ampla distribuição na região semiárida. Devido à adaptabilidade e aos múltiplos usos associados, se faz importante no que diz respeito ao forrageio animal e humano. Além disso, apresenta propriedades medicinais, que está por sua vez relacionada aos metabólitos secundários. No entanto, se desconhece possível potencial mutagênico associado como um limitante ao seu uso indiscriminado. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o possível potencial mutagênico do extrato hidroalcoólico da Algaroba nas doses de 2000 mg, 1000 mg e 500mg/kg p.c. através do teste de micronúcleo em sangue periférico de camundongos. Os animais foram distribuídos em cinco grupos, cada grupo formado por três machos e três fêmeas para cada dosagem do tratamento. Foi estabelecido um grupo controle positivo no qual os animais foram tratados com ciclofosfamida (50 mg/kg p.c.), e um grupo controle negativo tratado com água. De acordo com a análise estatística (teste T de Student - p≤ 0,05), não houve diferenças significativas entre a frequência média de micronúcleos nas concentrações de 500mg e 1000 mg, quando comparado com a frequência média do controle negativo. Porém, para a dosagem correspondente a 2000mg, observa-se uma frequência média de micronúcleos significativamente maior quando comparado com o controle negativo, o que indica potencial mutagênico. Não houve diferença significativa entre a média de micronúcleos e o sexo dos animais. Faz-se necessários maiores estudos tendo em vista resguardar tanto o uso humano quanto o uso animal de danos no DNA.
Descrição: SOARES, M. L. R. Avaliação do potencial mutagênico do extrato hidro alcoólico das folhas de Prosopis juliflora (Sw.) DC. através do teste de micronúcleos em sangue periférico de camundongos. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20616
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mara Lígia Rodrigues Soares.pdfPDF - Mara Lígia Rodrigues Soares456.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.