Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20618
Título: Influência de fatores edáficos na composição e estrutura de um remanescente na caatinga paraibana, Brasil
Autor(es): Silva, Brenda Kiara Cunha
Palavras-chave: Fitossociologia
Fatores edáficos
Comunidade arbustiva
Caatinga
Data do documento: 15-Set-2017
Resumo: A Caatinga é um dos ecossistemas semiáridos mais ameaçadas do mundo. Distúrbios humanos tem sido relatado como os principais fatores modificadores da vegetação nesse ambiente, aliado a fatores climáticos bem como a heterogeneidade de fatores ambientais como os fatores edáficos. Nesse sentido o presente trabalho teve como objetivo verificar a relação entre as variáveis edáficas (fertilidade e granulometria) com a estrutura e composição de uma comunidade arbustiva arbórea de Caatinga. O estudo foi realizado na Fazenda Vereda Grande, localizada no munícipio de Barra de Santana na Paraíba na Microrregião do Cariri. Foram alocadas 12 parcelas de 50 x 4m (200m²) e mensurados todos os indivíduos arbóreo- arbustivos com diâmetro ao nível do solo (DNS) ≥ 3,0 cm e altura ≥ 1,0 m. Em cada parcela foram coletadas amostras compostas do solo de 0-20 cm de profundidade. Foram registrados 760 indivíduos, distribuídos em nove famílias e 19 espécies. Croton blanchetianus, Poincianella pyramidalis e Aspidosperma pyrifolium foram as espécies mais bem representadas. Com um baixo valor para o índice de diversidade de Shannon-Wiener (H`) de 1,77 nats.ind^-1 . Verificando-se que a área se encontra em estágio de sucessão secundária, sendo realizada a classificação das espécies com seus grupos ecológicos. Utilizamos análises de regressão linear para verificar a relação entre influência das variáveis edáficas nos parâmetros de riqueza, abundância, área basal e diâmetro. A análise de correspondência canônica indicou a influência dos fatores edáficos na distribuição das espécies vegetais, tendo os dois eixos apresentado uma explicabilidade de 56,62%. Observou-se que as variáveis edáficas possuem efeito na estrutura e composição da comunidade vegetal estudada, evidenciando que regiões que apresentam uma maior fertilidade também apresentam um menor número de espécies devido à dominância de algumas espécies nesse tipo de condição edáfica, a qual é favorecida de acordo com as perturbações ambientais sofridas no ambiente.
Descrição: SILVA, B. K. C. Influência de fatores edáficos na composição e estrutura de um remanescente na caatinga paraibana, Brasil. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20618
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brenda Kiara Cunha Silva.pdfPDF - Brenda Kiara Cunha Silva1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.