Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20620
Título: Regressão dos mínimos quadrados parciais para qualificação de fármacos em associação a partir de teste de dissolução
Autor(es): Silva, Juliana Alves da
Palavras-chave: Fármacos
Dissolução química
Quimiometria
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: A dor é uma experiência abstrata própria de cada indivíduo que na maioria das vezes pode ser tratado com analgésicos ou antiinflamatórios. Dessa forma a indústria farmacêutica busca metodologias para uniformizar o conteúdo e dentre as alternativas viáveis está o teste de dissolução. Todavia, nas farmacopeias é difícil encontrar testes de dissolução para medicamentos em associação. Assim, o objetivo deste trabalho foi quantificar medicamentos com fármacos associados por meio de estudo de matrizes de dissolução utilizando calibração multivariada. As soluções de fármacos foram analisadas por espectroscopia na região do ultravioleta em espectrofotômetro de absorção molecular UV-Vis-NIR da Perkin Elmer, modelo Lambda 750. Para obtenção dos modelos quimiométricos foi aplicado o software Unscrambler, versão 9.8. Os melhores modelos para a associação dos fármacos são: os dados brutos foram os que obtiveram os melhores resultados usando PLS para a cafeína e para o paracetamol, já para o diclofenaco sódico os melhores resultados foram obtidos quando utilizou-se derivada Savitzky-Golay com janela de 5 pontos. Sendo uma boa alternativa a utilização da espectroscopia da região do ultravioleta, pois é barata quando comparada a cromatografia, além de ser um técnica pouco laboriosa.
Descrição: SILVA, J. A. da. Regressão dos mínimos quadrados parciais para qualificação de fármacos em associação a partir de teste de dissolução. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20620
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Alves da Silva.pdfPDF - Juliana Alves da Silva988.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.