Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20624
Título: O acordo de paz em 2016 para os direitos das FARC-EP na Colômbia
Autor(es): Ferreira, Jordann Pimenta
Palavras-chave: FARC-EP
Colômbia
Acordo de paz na Colômbia
Data do documento: 4-Jul-2019
Resumo: O presente artigo descreve o processo de firmamento de um acordo no ano de 2016 em um complexo de outros acordos entre a extinta FARC-EP e o governo da Colômbia, enumerando os pontos de associação e transição de uma realidade conflituosa para uma harmonia de interesses com a sociedade civil, considerando a população atingida diretamente com a guerrilha. Através de uma análise de um contexto e espaço macro, as ações que resultaram no acordo de paz em Colômbia são extensas por demais para serem apresentadas paulatinamente no corpo do texto. Portanto, no foco deste acordo, que desfruta de uma parcialidade dos membros que o criaram, quando mencionaram suas necessidades e suas perspectivas de mudança para o cenário político entre as partes. Buscou-se por uma análise histórica da conduta dos atores do conflito até então, introduzir uma problemática de saber como – dentro da Colômbia – membros das FARC, governo, setor privado e a sociedade civil responderam a esse marco na política do país em se tratar de um evento quase secular sobre a política internacional. Logo, as negociações, mediação estrangeira, pressões doméstica e internacional nos encontros realizados fora do país até chegar as eleições em 2018 foram fatos previstos e correspondidos pelos envolvidos.
Descrição: FERREIRA, J. P. O acordo de paz em 2016 para os direitos das FARC-EP na Colômbia. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20624
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordann Pimenta Ferreira.pdfJordann Pimenta Ferreira530.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.