Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20627
Título: Tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual: uma questão de segurança humana
Autor(es): Ferreira, Patricia Rodrigues
Palavras-chave: Tráfico de mulheres
Vulnerabilidade econômica
Segurança humana
Data do documento: 12-Jun-2018
Resumo: O tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual, apesar de ser um fenômeno que atinge todos os continentes e praticamente todos os países do mundo, ainda permanece uma tema silenciado dentro das Relações Internacionais. Desta forma, o presente trabalho trata a respeito do referido crime a partir de uma ótica de Segurança Humana, tendo como premissas básicas que o Estado deve ser o principal agente de promoção de condições dignas de sobrevivência de seus cidadãos e que, quando tal não ocorre, as pessoas se veem em situação de vulnerabilidade e buscam melhores condições onde quer que possam encontrar. Desta premissa surge a hipótese central do artigo que é a relação causal existente entre a insegurança humana, causada especialmente pelas vulnerabilidades econômicas como elemento que se encontra na gênese do tráfico de mulheres. O artigo buscou através de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura testar esta hipótese, apresentando os dados e informações obtidos nos relatórios oficiais de agências especializadas, tais como Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Organização Internacional do Trabalho, Ministério da Justiça. Os resultados apontam para a variável da insegurança econômica como fator substancial nas condições relativas a ocorrência do tráfico de mulheres.
Descrição: FERREIRA, P. R. Tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual: uma questão de segurança humana. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20627
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Rodrigues Ferreira.pdfPatrícia Rodrigues Ferreira534.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.