Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20635
Título: Cinema de bairro e a emancipação da comunidade campinense pelo movimento cineclubista
Autor(es): Melo, Matheus Rodrigues de
Palavras-chave: Cinema
Produção audiovisual
Cineclube
Curta metragem
Data do documento: 25-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho consiste no relatório técnico do projeto de extensão “Cinema de Bairro”, idealizado e orientado pelo professor Rômulo Azevedo. Criado no primeiro semestre de 2018, o projeto propõe exibir, disseminar e analisar produções audiovisuais paraibanas, dos mais diversos gêneros, nas Associações de Bairros e Moradores de Campina Grande, de forma gratuita. Conforme CEUS (2015), “a atividade cinematográfica se completa plenamente quando acontece o encontro com o público” (pág. 7). A partir deste pressuposto, foi realizada a construção de um cinema itinerante em cada bairro visitado, um grupo de bolsistas e voluntários se distribui em subgrupos para a exibição de curtas-metragens que dialogam diretamente com o público, fomentando o laço social, cultural e crítico dos moradores que, em detrimento da desigualdade, não são contemplados pela agenda cultural da cidade. O projeto propôs a ultrapassar os limites do cineclubismo como formador de uma “elite intelectual”, participando de um processo inclusivo para com um público distante dos grandes centros. Além da consolidação do projeto como programação fixa das SABs, foi possível notar o "Cinema de Bairro" como movimento encorajador, tanto em níveis didáticos, quanto em níveis culturais. Despertando na comunidade uma voz que indique o nascer de uma identidade, de um olhar e de um fazer cinematográfico por intermédio de uma troca fomentada pela exposição e debate dos filmes apresentados nas noites de exibição. Acima de resultados estatísticos, no entanto, mostra-se importante o endosso ao processo de desenvolvimento do projeto pela emancipação denotada pelo interesse despertado em diferentes faixas etárias, gêneros e escolaridades, pela identificação do cinema não apenas como lazer, mas como mercado próspero crescente e pela perspectiva de ascensão social e profissional por plataformas artísticas.
Descrição: MELO, M. R. de. Cinema de bairro e a emancipação da comunidade campinense pelo movimento cineclubista. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20635
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Rodrigues de Melo.pdf901.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.