Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20640
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fonseca, Janyne Teixeira de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T16:44:38Z | - |
dc.date.available | 2019-09-13T16:44:38Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 362.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20640 | - |
dc.description | FONSECA, J. T. de A. Ressocialização de adolescentes: discutindo relações intergeracionais e diversidade na perspectiva sócio pedagógica. 2018. 36f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo relata a experiência de Estágio Supervisionado obrigatório em Serviço Social, realizado no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), do bairro Novo Cruzeiro, em Campina Grande-PB, no período de 30 de novembro de 2016 a 14 de dezembro de 2017. A convivência com as demandas do Centro nos possibilitou perceber a necessidade de contribuir no fortalecimento das ações voltadas para o cumprimento da medida socioeducativa, de maneira sociopedagógica. Nesta perspectiva, elaboramos e desenvolvemos um projeto de intervenção, através do qual abordamos – junto ao Grupo Focal de adolescentes – dois principais temas: Relações Intergeracionais/Idoso e Direitos LGBTs. Nosso objetivo foi contribuir com o processo de ressocialização dos socioeducandos, numa perspectiva de fortalecimento de seus vínculos intergeracionais e de convivência respeitosa e democrática com as pessoas idosos e pessoas LGBTs. Os principais instrumentais e recursos técnico-operativos utilizados foram: encontros, palestras, dinâmicas, oficinas, jogo, álbum seriado, vídeos. A nosso ver, a experiência obteve resultados positivos e permitiu aos socioeducandos a aproximação e o conhecimento das temáticas, das necessidades e dos direitos das pessoas idosas e das pessoas LGBTs e a desmistificação dos “pré-conceitos” existentes na sociedade em relação a esses segmentos. Enfim, ora sistematizamos o relato da experiência de Estágio, focando em nosso projeto de intervenção, não apenas na perspectiva de atender a uma exigência acadêmica, mas, também, na expectativa de trazer subsídios à formação e ao exercício profissional do Assistente Social, ao tempo em que evidenciamos a importância do estágio supervisionado. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba - UEPB | pt_BR |
dc.subject | Política de assistência social | pt_BR |
dc.subject | Medida socioeducativa | pt_BR |
dc.subject | Liberdade assistida | pt_BR |
dc.subject | Relações intergeracionais | pt_BR |
dc.title | Ressocialização de adolescentes: discutindo relações intergeracionais e diversidade na perspectiva sócio pedagógica | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janyne Teixeira de Araújo Fonseca.pdf | 889.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.