Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20645
Título: Os direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS no âmbito do SUS: uma questão em análise
Autor(es): Ramos, Rafaela Borges
Palavras-chave: Direitos sociais
HIV/AIDS
SUS
Data do documento: 12-Jul-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), doença causada através do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), se constitui como uma epidemia em evolução e um grave problema de saúde a nível mundial. Seu surgimento ocorre em 1981, nos Estados Unidos, alastrando-se rapidamente e chegando ao Brasil como uma nova doença estrangeira que através do crescimento de casos notificados, tem se tornado um desafio para a saúde pública e, para os profissionais que atuam na política de enfrentamento da doença. A realização desse estudo foi motivada através da experiência de estágio supervisionado obrigatório em serviço social, no Hospital Universitário Alcides Carneiro - HUAC, localizado no município de Campina Grande/PB, e que se caracteriza como unidade de referência no tratamento da doença. A partir da inserção em tal instituição, foi possível identificar os desafios enfrentados cotidianamente pelas pessoas vivendo com a doença, no que se refere a garantia de seus direitos básicos de cidadania. Neste sentido o presente estudo de natureza qualitativa e de caráter documental e bibliográfico, no qual destaca-se autores como: Parker (1997; 2016); Bravo (2008); Coutinho(1999), dentre outros, teve como objetivo principal refletir sobre os direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS no âmbito do SUS e os desafios enfrentados por tal segmento, para efetivação de tais direitos. Os resultados desse estudo, apontam para a necessidade do fortalecimento da política de enfrentamento da doença, frente ao retrocesso dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids, tendo em vista o ataque neoliberal às políticas sociais, especialmente na área da saúde.
Descrição: RAMOS, R. B. Os direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS no âmbito do SUS: uma questão em análise. 2018. 46f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20645
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Borges Ramos.pdf894.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.