Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20649
Título: Pedagogia da inclusão: uma perspectiva de formação continuada para professores e cuidadores educacionais da Educação Básica no município de Sumé
Autor(es): Porto, Herlen Campos
Palavras-chave: Educação Básica
Inclusão escolar
Cuidador escolar
Formação de professores (Educação especial)
Data do documento: 27-Jun-2019
Resumo: O presente artigo é delineado para proporcionar uma maior compreensão e reflexão acerca do processo de inclusão e tem como foco a “Formação continuada para os Professores e Cuidadores Educacionais da Educação Básica da escola municipal Zélia Braz no município de Sumé”, para impulsionar uma nova discussão sobre o respeito às diferenças. O estudo é marcado pela problemática da falta de conhecimento sobre a inclusão, e propõe aos professores e cuidadores uma nova formação continuada, de um grupo denominado minoria, pois objetiva a educação para todos. Define como objetivo geral analisar a importância da formação continuada para professores e cuidadores educacionais da Educação Básica sobre a inclusão nas escolas. Tendo embasamento nos estudos de Freire (2010), Aquino (1998) Diniz & Vasconcelos (2004), Carvalho (2016) entre outros. Foi observada a necessidade de uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário pautado na formação do professor para com a inclusão junto com a pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que a escola e o professor devem prover momentos de estudo e pesquisa sobre o processo de inclusão. A Educação, formada por pais, diretores, supervisores e, especialmente, professores necessita do contato com novas posturas, novas experiências, novos modelos para inclusão em sala de aula para buscar aprimorar as possibilidades de se adequar às necessidades de todos os alunos.
Descrição: PORTO, H. C. Pedagogia da inclusão: uma perspectiva de formação continuada para professores e cuidadores educacionais da Educação Básica no município de Sumé. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20649
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Herlen Campos Porto.pdfPDF - Herlen Campos Porto2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.