Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20651
Título: Qualidade de vida no trabalho e seus indicadores: um estudo de caso com os professores da Universidade Estadual da Paraíba - Campus VII
Autor(es): Angelim, Ana Flávia Fausto
Palavras-chave: Professores nível superior
Qualidade de vida no trabalho
Satisfação do trabalhador
QVT
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: Para que as pessoas desenvolvam um trabalho de qualidade precisam estar motivadas e para isso precisam sentir-se satisfeitas com o trabalho que realizam e com o reconhecimento que recebem. A pesquisa possui como objetivo apresentar e discorrer fatores sobre Qualidade de Vida no Trabalho associado à vida dos professores da Universidade Estadual da Paraíba- Campus VII. Além disso, visa descrever o nível de qualidade de vida dos docentes, analisar a satisfação no ambiente de trabalho e, ainda, identificar possíveis causas de estresse dos professores atuantes em sala de aula. Para alcançar os objetivos foi realizada uma pesquisa de campo através da opinião de 40 (quarenta) professores da instituição, para a análise dos dados foram utilizados recursos estatísticos através do programa Excel, e ilustram-se esses dados através da apresentação em tabelas. Pode-se verificar que a percepção dos Professores apontou um elevado grau de satisfação para as variáveis qualidades de vida, autonomia no trabalho, conforto e motivação; percebe-se ainda que, as categorias remuneração, satisfação com o sono, tratamento entre os professores evidenciam resultados satisfatórios e ao mesmo tempo demonstram incertezas e insatisfação; o estudo evidencia elevado grau de insatisfação no critério carga horária, feedback, cansaço e prática de exercícios. Conclui-se que o diagnóstico da pesquisa será de suma importância para a Universidade, pois o estudo demonstra uma gama de informações que servirão de base para discussões e debates em prol de futuras melhorias no ambiente de trabalho e para o bem estar de todos que integram o quadro de Professores da Universidade.
Descrição: ANGELIM, A. F. F. Qualidade de vida no trabalho e seus indicadores: um estudo de caso com os professores da Universidade Estadual da Paraíba - Campus VII. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20651
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Flávia Fausto Angelim.pdf630.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.