Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2066
Título: Martín Fierro: una interpretación para brasileños enfocando la historia del gaucho
Autor(es): Palma, Maria Aparecida de Mélo
Palavras-chave: Linguagem
Sociolingüística
Literatura gaucha
Data do documento: 26-Set-2013
Resumo: Este trabalho tem o propósito de guiar o leitor brasileiro, falante de espanhol como segunda língua, mas que desconhece a variante gauchesca e o contexto político-histórico que deu origem ao poema Martín Fierro, na sua leitura e interpretação. Para isto foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a história do gaúcho argentino e da literatura romântica desse país, onde esta temática foi abordada inicialmente por um grupo de intelectuais contrário a eles, denominado “Los Proscritos”, e seguiu com o nascimento da Literatura Gauchesca, cuja máxima expressão é o poema em forma de payada “El Gaucho Martín Fierro”, escrito por José Hernández, seu defensor. Esta obra, cume da literatura gauchesca é de grande importância na literatura hispano-americana, por causa da sua profundidade sociológica e política na história e cultura argentinas. Sem estes conhecimentos prévios, além de um glossário com palavras e expressões gauchescas utilizadas na obra, torna-se difícil compreendê-la e entender a intencionalidade do autor.
Descrição: Palma, M. A. de M. Martín Fierro: una interpretación para brasileños enfocando la historia del gaucho. 2011. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2066
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida de Mélo Palma.pdfMaria Aparecida de Mélo Palma514.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.