Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20662
Título: Casa Gayão: patrimônio histórico da cidade de Serra Branca - PB
Autor(es): Silva, Edileide Maria da
Palavras-chave: Cidades históricas
Patrimônio
Casa Gayão
Serra Branca
Data do documento: 16-Dez-2010
Resumo: O patrimônio nas cidades urbanas se apresenta juntamente com as construções modernas, uma convivência nem sempre harmonioso entre o antigo e o moderno, ambos convivendo num mesmo espaço, delineando o perfil das cidades. Cujo papel é cotidianamente filtrado para atender a espetacularização dos espaços, que na busca da ampliação do mercado turístico, destrói ou reforma, patrimônios culturais para atender as exigências de uma “platéia”. Ao patrimônio restam duas saídas: partir para o esquecimento ou entrar para o “show business”. Mas esse não é um fenômeno unicamente presenciado nas cidades grandes, podemos observar isso em cidades do interior, como o nosso objeto em pauta, a cidade de Serra Branca. O que evocamos nesse trabalho a partir da Casa Gayão, é reconhecer e valorizar o patrimônio arquitetônico encontrada na cidade de Serra Branca, como signo de desenvolvimento da cidade, um elemento que divide a memória do povo serrabranquense entre o antigo e o moderno. Os casarões antigos também fazem parte dessa bela arquitetura, que se conserva através dos tempos, no entanto não existe por parte do poder publico local, políticas voltadas à conservação do patrimônio da cidade. Esse trabalho pretende engrandecer a beleza do patrimônio arquitetônico, ressaltada na Casa Gayão, restituindo a identidade no nosso povo e conscientizando estes, para a valorização de seus patrimônios arquitetônicos, e assim, também sua memória.
Descrição: SILVA, E. M. da. Casa Gayão: patrimônio histórico da cidade de Serra Branca - PB . 2010. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20662
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EDILEIDE MARIA DA SILVA.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.