Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20665
Título: Percepção da imagem corporal de idosas praticantes e não praticantes de atividade física e sua associação com a situação socioeconômico-demográfica e de saúde
Autor(es): Correia, Iasmim Batista
Palavras-chave: Imagem corporal
Atividade física
Demografia
Classe social
Data do documento: 7-Jun-2018
Resumo: A percepção da imagem corporal (PIC) é uma representação mental que o indivíduo tem do seu corpo e que pode influenciar o seu estado de saúde. Nos idosos, a imagem corporal pode sofrer distorções negativas devido à idade, doenças vivenciadas, limitações de movimentos e influência de estereótipos criados pela sociedade, especialmente entre mulheres. O objetivo deste estudo foi avaliar a PIC de idosas praticantes e não praticantes de atividade física e sua associação com a situação socioeconômico-demográfica e de saúde. As variáveis analisadas foram: percepção da imagem corporal, grupo etário, cor, estado civil, nível socioeconômico, grau de depressão, número de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), autoavaliação da saúde e capacidade funcional. Foram avaliadas 71 idosas (35 praticantes de atividade física (PAF); 36 não praticantes de atividade física (NPAF)). Após análise multivariada, as idosas PAF e NPAF com duas ou mais DCNT apresentaram maior chance de insatisfação com a imagem corporal em relação àquelas com nenhuma DCNT. A presença de DCNT sugere ser fator de risco para insatisfação com a imagem corporal, tornando recomendável o incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis que possibilitem o controle de DCNT, assim como redução na ocorrência e nas complicações.
Descrição: CORREIA, I. B. Percepção da imagem corporal de idosas praticantes e não praticantes de atividade física e sua associação com a situação socioeconômico-demográfica e de saúde. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20665
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iasmim Batista Correia.pdfPDF - Iasmim Batista Correia1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.